Os benefícios da massagem corporal

Os benefícios da massagem corporal
Rate this post

massagem corporal

A massagem corporal é uma técnica milenar já usada por Hipócrates, considerado o pai da medicina, como uma terapia complementar ao tratamento médico. Isso porque, a massagem possui ações comprovadas na restauração e aumento do sistema imunológico a partir do toque e manobras feitos no corpo.


Quando a pele é massageada, são produzidos estímulos nervosos. Por isso, a massagem corporal favorece a sensação de bem-estar e diminui as tensões e ansiedades. Entretanto, os benefícios da massagem à saúde vão muito além do relaxamento.

Veja os benefícios da massagem

Os benefícios da massagem corporal para a prevenção de doenças e promoção do bem estar e saúde são comprovados cientificamente e difundidos no mundo todo.



Durante a massagem do corpo, o hormônio cortisol, que é liberado pelo organismo em situações de estresse, sofre uma redução considerável. Além disso, a dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer é elevada, o que causa a sensação de felicidade e relaxamento.

Sendo assim, a massagem corporal reduz a tensão muscular, a ansiedade. Esta prática também melhora a qualidade do sono e é propícia para quem sofre de insônia.

A massagem também estimula a eliminação de fluidos pelo sistema linfático e a circulação sanguínea e favorece a eliminação de toxinas e resíduos do metabolismo.

Por favorecer a eliminação de fluídos, a massagem corporal é indicada para tratar edemas, em especial quando os gânglios linfáticos foram removidos cirurgicamente.

Se você sofre de intestino preso, saiba que a massagem é um ótimo instrumento para estimular a realização correta dos movimentos peristálticos no sistema gastrointestinal e, dessa forma, regularizar as funções relacionadas a digestão e evacuação.

Outro fator importante relacionado à massagem é a capacidade de diminuição da dor. Por isso, este procedimento é indicado para o tratamento de dores crônicas causados por problemas de articulação (como reumatismo), fibromialgia, lombalgia e cervicalgia.

massagem corporal

Como usufruir dos benefícios da massagem corporal

Você pode iniciar com a automassagem ou pedir para alguém lhe massagear. Contudo, é indicado que, para que a massagem corporal tenha mais efeito, seja feito por um profissional especializado em massoterapia.

A massoterapia se constitui em um conjunto de técnicas ocidentais e orientais de deslizamento, pinçamento, vibração, fricção e massamento aplicadas à massagem.

A massagem pode ser potencializada ainda com o uso de produtos específicos para o procedimento, como cremes e géis específicos para o objetivo que se pretende alcançar.

Se bem aplicada, não há contraindicações na realização da massagem corporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *