Saiba a importância do PH dos cabelos

Saiba a importância do PH dos cabelos
Rate this post

ph dos cabelos

Você já parou para pensar a importância do ph dos cabelos???

O Potencial Hidrogeniônico (PH) é um fator muito importante para a saúde dos cabelos e também está diretamente relacionado com os produtos de limpeza e tratamento dos fios. Muitas vezes desconhecer o Ph dos cabelos é causa de cabelos danificados.

O PH indica a concentração de íons H+ em um determinado meio. A partir daí, ele indicará a acidez, neutralidade ou alcalinidade. O PH possui uma escala de 0 a 14, sendo:

  • Ácido: 0 a 6,9
  • Neutro: 7,0
  • Básico ou alcalino: 7,1 a 14

ph dos cabelos

Cada região do corpo possui um PH diferente. O PH dos cabelos é levemente ácido, isto é, em torno de 5,0.

Entendendo a relação do PH dos cabelos com os cosméticos

  • Produtos com o PH alcalino

Os produtos que mudam a estrutura capilar precisam abrir a cutícula do cabelo para causar a transformação. Por isso, possuem o PH alcalino. Esses produtos sãoo as colorações, alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos e descolorantes.

Muitos desses produtos acompanham um neutralizante de PH ácido para estabilizar os fios após o procedimento.

Se não houver a neutralização, os fios ficam com as cutículas abertas, o que favorece a perda de nutrientes e água, deixando o cabelo fragilizado e sem vida.

Isso ocorre, pois o PH alcalino pode causa o ressecamento e a divisão dos fios (pontas duplas).

Os shampoos antí resíduos, utilizados para a limpeza profunda dos fios, possuem PH acima de 7,  pois é necessário que se abra as cutículas dos fios para que haja uma limpeza profunda.

Este produto além de tirar todas as impurezas dos cabelos também tiram os nutrientes dos fios. Por isso devem ser usados quinzenalmente e acompanhado de uma hidratação com um produto de PH ácido para fechar os fios.




  • Produtos com o PH ácido

Já o PH ácido sela as cutículas dos cabelos, mantendo a hidratação, umidade, nutrientes e proteínas no interior da fibra capilar.

Assim, o cabelo fica saudável, hidratado, com brilho e balanço. Esse PH também ajuda a manter a cor dos cabelos tingidos.

Como identificar o PH dos cabelos.

Se o seu cabelo está ressecado, sem brilho, com muitos frizz e pontas duplas, certamente ele está com o PH alcalino bem acima do desejado.

Dessa forma, será preciso usar produtos e fazer tratamentos com PH ácido para revitalizar, nutrir e fechar as cutículas dos fios, devolvendo assim o brilho natural, a hidratação e a maciez dos fios.

Muitas vezes, o PH dos produtos vem especificado nos rótulos. Contudo, quando isso não ocorrer, o jeito é testar como o produto se comporta no cabelo. Se o cabelo ficar macio e hidratado certamente o PH é ácido e compatível com o PH natural dos fios.

Quer Saber mais sobre :

Como deixar seu cabelo lindo, somente com tratamento natural?

Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *