Saiba os benefícios do treino funcional

Saiba os benefícios do treino funcional
Rate this post

Tenha um corpo lindo e saudável praticando as diversas atividades físicas que incluem o treino funcional.

linea-pilates-treinamento-funcional-02

O treino funcional tem ganhado destaque entre os praticantes de atividade física por ser dinâmico e mais atrativo que os outros tipos de exercício. Além disso, o treino funcional permite que todo o corpo seja exercitado.

Estudos comprovam que o treino funcional trabalha a capacidade respiratória, a flexibilidade, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação.

No treino funcional, os exercícios são realizados utilizando o peso do próprio corpo. Conforme a evolução do aluno, a consequente fortificação dos músculos e a melhora do preparo físico, o treinamento é intensificado e os desafios são aumentados.

Para complementar o treino funcional, pode-se usar acessórios complementares, como: bola suíça, mini trampolim, busu, plataformas de equilíbrio, kettlebell e etc.

As pessoas que praticaram vários tipos de atividades físicas e esportes ao longo da vida se adaptam muito bem ao treinamento funcional.

Contudo, para todas as pessoas que pretendem iniciar o treinamento funcional, deve consultar um médico para fazer a avaliação da saúde e ter um acompanhamento de um educador físico.

O acompanhamento de um educador físico ou personal trainer evita que os exercícios sejam má executados, o que pode ocasionar lesões.

Benefícios do treinamento funcional

Veja 5 benefícios do treino funcional para a saúde:

  1. Tonificação muscular

A tonificação muscular é alcançada a partir dos exercícios de força, bem como a criação de novos músculos que se desenvolvem a partir da eliminação de gordura corporal e ganho de massa magra.

Dessa forma, o corpo fica definido e bonito em pouco tempo.

  1. Atividade com intenso gasto energético

Uma sessão de treino funcional pode gastar até 1000 kcal. O programa pode ser elaborado na queima de gordura, incluindo treinos intervalados e circuitos de exercícios com pesos e elásticos aliado a estímulos aeróbicos, coo deslocamentos e saltos, por exemplo.

Como o treino funcional favorece o fortalecimento do centro de força, o que inclui o abdômen, a barriga fica definida e sequinha.

  1. Treina várias atividades motoras

Por ser dinâmico, o treino funcional trabalha todas as capacidades motoras, a partir dos diversos exercícios, que exige a estabilização do corpo e concentração.

Dessa forma, se reduz o risco de lesões e há uma melhora na qualidade física.

  1. Melhora o equilíbrio muscular

O treino funcional ao usar a força do próprio corpo, trabalha e fortalece os músculos responsáveis pela estabilização do corpo.

Dessa forma, além de favorecer o equilíbrio, a localização espacial do corpo também aumenta.

O ganho de equilíbrio ajuda ao corpo a conseguir a postura correta.

 

  1. Aumenta a força muscular

O treino funcional faz com que a força muscular seja desenvolvida a partir do estimulo causado pelas atividades.

Dessa forma os grupos musculares, como ombro abdome, coxas e quadris, ficam mais fortes e definidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *